Muitas pessoas ainda não entendem a importância do briefing de identidade visual na construção gráfica de quaisquer peça, ele serve para definir diversos pontos chaves essências do estilo e personalidade da marca. Com isso, buscamos junto com outros briefings online, desenvolver um formulário simples e com perguntas valiosas, que trarão as informações necessárias para a elaboração da identidade visual da empresa, uma dica, é conhecer os conteúdos oferecido pelo Walter Mattos, ele nos ajudou com algumas dessas informações.

Antes de apresentar o formulário completo, vamos entender um pouco mais para que serve o briefing de identidade e como ele auxilia na construção visual da marca.

Primeiro passo, é entender qual é o intuito do briefing, será um redesign de logotipo ou uma construção do zero da marca, sem nenhum tipo de base para desenvolvimento. Definido esse ponto, você deverá apresentar no seu formulário, algumas perguntas básicas, que farão seu cliente expressar suas reais vontades e desejo de como imagina a marca, mas lógico, nosso trabalho como designers e sempre buscar superá as expectativas do cliente, apresentando algo que fuja da concepção inicial dele, trazendo algo único para identidade visual da marca.

Agora que sabemos um pouco da importância do briefing, vamos as etapas que precisam ser preenchidas:

1º Dados da empresa: 
Deve-se antes de mais nada, recolher as informações básicas da empresa, como nome, email, razão social, cnpj, endereço e telefone.

2º Informações Básicas:
Recolha dados onde você possa entender a expectativa e outras questões do cliente, como prazo de entrega (se precisa com urgência ou não), qual seu orçamento para o projeto, quais os objetivos dele.

3º Conhecendo a Empresa:
Nessa etapa, você poderá solicitar informações sobre a história da empresa, quem são os responsáveis por ela, quando iniciaram o projeto, se será uma marca de uso pessoal, profissional ou instituição e também poderá colocar alguns itens adicionais de serviço para o cliente preencher, caso não tenham comentado no primeiro bate papo, pode ser um ponto adicional para vender mais itens para o projeto a ser efetuado.

4º Dados e Informações sobre o desenvolvimento visual
Agora é só colher os dados sobre o projeto a ser criado, como a personalidade da marca, cores, referências, slogans, concorrentes…

Após todos esses pontos preenchidos pelo seu cliente, você conseguirá ter um norte de como deverá construir essa base visual, onde encontrar as referências visuais e também os elementos que te ajudarão no desenvolvimento como um tudo. Esse conteúdo também te ajudará na questão da importância da identidade visual, assim terá mais argumentos para tratar com seu cliente: https://gravidade.agency/por-que-investir-em-identidade-visual-mesmo-se-a-sua-empresa-for-pequena/

Nesse link você verá nosso formulário, e como foi construído a partir dessas etapas mencionadas acima: https://gravidade.agency/form-briefing-identidade-visual/

Logotipos criados a partir do formulário de Briefing de Identidade Visual:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Quer saber mais?